sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Governo publica diretrizes para troca de implantes mamários defeituosos

Critérios foram estabelecidos em janeiro e se referem a procedimentos que deverão ser feitos tanto pelo SUS quanto pelos planos de saúde

Implante mamário "Poly Implant Prothese" (PIP)
Implante mamário "Poly Implant Prothese" (PIP): mulheres que tenham recebido a prótese da marca, e também da Rofil, devem seguir as orientações do Ministério da Saúde (Anne-Christine Poujoulat/AFP)

O Ministério da Saúde publicou nesta terça-feira, no Diário Oficial da União, as diretrizes técnicas que irão orientar os procedimentos de substituição das próteses de silicone das marcas Poly Implant Prothese (PIP) e Rofil. Os critérios foram estabelecidos no dia 18 de janeiro, em reunião da qual participaram representantes do Ministério, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e das sociedades brasileiras de Mastologia e de Cirurgia Plástica.
As diretrizes definidas na reunião constam na Portaria 196 e se referem ao atendimento que será dado tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quanto pelos planos de saúde. As orientações são as mesmas para ambos: uma vez comprovada a necessidade da troca dos silicones, os dois sistemas deverão cobrir os gastos da cirurgia reparadora.
Saiba quais as diretrizes do Ministério da Saúde para a troca dos implantes mamários da PIP e Rofil:
«
»

Acolhimento e consultas

As mulheres que não souberem qual é a marca de suas próteses mamárias deverão, para obter a informação, procurar o médico que realizou a cirurgia. Se a paciente não puder localizar o profissional, deverá procurar o hospital onde a operação foi feita e solicitar os dados que constam no prontuário médico, disponível aos pacientes por até 20 anos. Se o silicone for PIP ou Rofil, a paciente deverá procurar um estabelecimento público de saúde ou a rede de saúde suplementar onde o implante foi realizado.

Leia também: Ministério da Saúde divulga lista dos hospitais que realizarão troca de silicone adulterado
Leia também: Planos que não trocarem prótese adulterada terão multa de R$ 80 mil

Nenhum comentário:

Postar um comentário